quinta-feira, 30 de junho de 2016

LES LOUPS SONT ENTRÉS DANS PARIS

Marisa e eu fomos rever Paris em um de seus momentos mais difíceis. E reafirmar nossa devoção à mais linda das cidades, apesar de seus problemas atuais - que certamente haverão de passar.
Não ficamos em Montmartre - a Colina dos Mártires - conforme planejado. Preferimos  outra Colina - Montparnasse, cujo nome homenageia o Monte Parnaso, da Grécia Antiga,  onde residia Apolo com suas nove musas  - um lugar em que ainda é possível viver "à parisiense", no qual não se tropeça nos turistas apressados, à busca dos pontos clássicos que "é preciso visitar" nas viagens para a Cidade Luz. Bairro em cujo cemitério famoso - o Cemitério de Montparnasse - repousa para sempre um dos mais admirados ídolos de nossa juventude: o ator e cantor SERGE REGGIANI. Cujo talento atingiu um de seus pontos máximos ao cantar a odisseia de Paris no decorrer da II Guerra Mundial, descrevendo a cobiça, a invasão e a ocupação pelas tropas nazistas (os lobos - les loups). Intrusos ao final derrotados, com a liberação da cidade mais amada de todos nós que compomos a chamada "civilização ocidental".
Agora, que os "lobos solitários" fazem de Paris seu alvo preferencial, é impossível não lembrar da canção profética de Serge Reggiani. Antes, os lobos eram as imbatíveis divisões Panzer de Hitler; agora, os lobos são os explosivos que vestem os peitos dos terroristas que não parecem conter corações.
Claro que visitamos Montmartre,  subindo pelo funicular, admirando a Sacre Coeur e abordando a Place du Tertre,  com seus pintores característicos. Descemos pelo outro lado, chegando ao metrô Abbesses , saltando na Ile de la Cite. Notre Dame, com o Sena metros acima de seu   nivel normal.  Depois fomos à Torre Eiffel, cercada de tropas embaladas,  prontas para os terroristas. Mas isso passará e o  sorriso da charmante Elvire renascerá!


2 comentários:

VIAGEM AO PASSADO

O Irã está na moda e minhas recordações daquele país mais vivas do que nunca... Estive no Irã em 1976, para participar da Conferência In...