segunda-feira, 27 de junho de 2016

SOMOS TODOS TIME BRASIL

Sou um carioca inconformado com os graves problemas de nossa Cidade. Mas sinto-me no dever de defendê-la contra a CAMPANHA GLOBAL que tentou inviabilizá-la como sede das Olimpíadas. Campanha que fracassou quanto a esse objetivo inicial mas persiste e pretende  agora causar o maior dano possível ao evento. Inteligentemente, a mídia utilizada se aproveita das debilidades reais – algumas conjunturais e outras estruturais - de nossa Cidade, de modo que é difícil lutar contra ela. Essa investida contra o Rio é cruel e não mitiga as críticas nem as coloca no contexto em que estão imersas – para o bem e para o mal – todas as grandes aglomerações urbanas  do mundo moderno. Já não há, neste início de século, grandes metrópoles sem problemas.
 A  repetição e o aprofundamento da expressão concreta desses nossos problemas  – principalmente nas áreas de segurança e saúde - intensificou-se mais recentemente na mídia estrangeira. Com boas ou más intenções, o fato é que essa abordagem do lado negativo de nossa Cidade causa grandes prejuízos aos Jogos Olímpicos e reduz o fluxo turístico – atual e futuro - para o mais procurado ponto de entrada de estrangeiros que viajam para lazer em nosso país, acarretando perdas econômicas consideráveis. Os que trabalham com o turismo carioca já vivem um período de baixa, inesperado e só explicado pela repercussão daquelas abundantes notícias negativas.
Em escala menor, o mesmo já havia ocorrido quando da realização da COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014, naquele caso envolvendo várias capitais brasileiras. Uma campanha sórdida que de certa forma nos favorece hoje, pois afinal tudo deu certo e a COPA foi um sucesso, com muita festa, permanente confraternização dos torcedores dos países participantes e nenhuma violência.  Assim, podemos dizer que o sucesso de 2014 repetir-se-á  agora, apesar de todas nossas dificuldades.

Brasileiros e especialmente  cariocas devem adotar o lema propagado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que serve de título a este blog: SOMOS  TODOS  TIME BRASIL. Independentemente da posição crítica individual em relação aos problemas de nossa Cidade (e eles são muitos) e aos gestores de nossas três esferas administrativas – municipal, estadual e federal – devemos ingressar em uma equipe virtual que quer os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro bem sucedidos, exemplares, projetando uma imagem positiva do Brasil que apesar de tudo está sendo reconstruído. E não só isso: devemos  ajudar, na medida de nossas possibilidades, para que tudo dê certo. Atitudes no sentido contrário são incompatíveis com a cidadania dos bons brasileiros e cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIAGEM AO PASSADO

O Irã está na moda e minhas recordações daquele país mais vivas do que nunca... Estive no Irã em 1976, para participar da Conferência In...