sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

PISA NO ACELERADOR BRASIL!

Fui convidado pela OECD a participar do seu Webinar (Seminário pela internet) de 10 de fevereiro de 2016, sobre o tema “ Low-performing Students: Why they Fall Behind and How to Help them Succeed” (Estudantes de baixo desempenho: porque ficam para trás e como ajudá-los a ter sucesso). Foi ótimo!
Após alguns anos de aplicação do teste PISA em diversos países, a OECD dispõe de informações interessantíssimas, preciosas mesmo, sobre a educação de uma boa parte do mundo. Com base nos resultados do período de 2003 a 2012, Andreas  Schleicher   apresentou no Seminário um  estudo que focalizou os estudantes que tiveram o pior desempenho nos testes PISA – exatamente aqueles que merecem maior atenção quando se busca a igualdade de oportunidades.  Objetivos do estudo:  lançar alguma luz sobre as causas do fracasso escolar (diagnóstico) e levantar hipóteses sobre as ações necessárias para elevar o rendimento desses estudantes (políticas públicas).
A OECD define como de "baixo desempenho" aqueles estudantes que pontuam abaixo do Nível 2 em matemática, leitura e / ou ciências no teste PISA. O Nível 2 é considerado o nível basal de proficiência, necessário para alguém participar plenamente na sociedade. Os estudantes que obtêm o Nível  1 podem responder a questões que envolvem orientações claras e que requerem uma única fonte de informação e ligações simples; mas esses alunos não podem desenvolver raciocínios mais complexos, para resolver os tipos de problemas que são rotineiramente enfrentados pelos adultos de hoje nas sociedades modernas.
A conclusão mais  abrangente do estudo foi decepcionante:  a maioria dos países fez pouco progresso na ajuda aos seus alunos mais fracos para melhorar seu desempenho em leitura, matemática e ciências ao longo da última década. Isto significa que muitos jovens ainda estão deixando a escola sem as habilidades básicas necessárias para viver na sociedade moderna e ter bom desempenho no trabalho, prejudicando seu futuro e o crescimento econômico, a longo prazo, de seus países.
Analisando os resultados do estudo PISA da OCDE entre 2003 e 2012, o estudo revela que alguns países têm conseguido melhorias entre os estudantes de baixo desempenho. No caso da Matemática, países  economicamente  e culturalmente diversos como Brasil, Alemanha, Itália, México, Polónia, Portugal, Rússia, Tunísia e Turquia reduziram sua participação de alunos com fraco desempenho  entre 2003 e 2012.  O que mostra que a redução da percentagem de alunos com fraco desempenho é possível em qualquer lugar, escolhidas as políticas certas e havendo vontade de implementá-las. Infelizmente, porém, o Brasil não conseguiu progresso significativo  nas duas outras matérias componentes do teste PISA: Leitura e Ciências. Precisamos fazer mais!
 "Os ganhos sociais e económicos decorrentes da eliminação do baixo desempenho cobrem qualquer custo concebível para obter essa  melhoria", disse Andreas Schleicher, diretor da OCDE para Educação e Habilidades. "Políticas e práticas de Educação podem ajudar a superar este problema. A Educação deve ter prioridade e ser  dotada dos meios necessários para que toda criança possa ter sucesso na escola ".
Para quebrar o ciclo de absenteísmo e baixo desempenho, o relatório apresenta uma série de recomendações que incluem:

·         Identificar baixo desempenho e projetar uma estratégia de política sob medida  para superá-lo;

·         Reduzir as desigualdades no acesso à educação infantil;

·         Fornecer suporte de recuperação para os alunos de baixo desempenho o mais cedo possível;

·         Incentivar o envolvimento dos pais e das comunidades locais;

·         Fornecer um apoio orientado para as escolas ou famílias desfavorecidas;

·         Oferecer programas especiais para imigrantes, minorias  linguísticas e  estudantes rurais;

No decorrer do Webinar enviei minha sugestão, focada na realidade brasileira. A sugestão de instituir o “Professor de Família”, no âmbito do Programa BOLSA FAMÍLIA:
At least in countries implementing income transfer programs – like Brazil - should be instituted the figure of the "Family Teacher," a Human Development Agent to visit the homes of those families in need, living in absolute poverty.  The  agent  would  assist all family  members - children , adolescents, adults and elderly - mainly (but not exclusively) guiding them on public policies and the means of continuing education available locally or regionally, to overcome the barriers of lack of knowledge.  Those FAMILY MEMBERS who are already in the educational system, especially in elementary school, would receive an important support for the realization of school work. This kind of student generally cannot find this  important  support  within their family - it also lacking with regard to education .

Acredito que seria uma medida essencial para tirar o Brasil de sua incômoda posição de inferioridade na Educação. O Relatório mostra que estão considerados de baixo aproveitamento 68,3% dos estudantes brasileiros testados no PISA em Matemática; 50,8% dos alunos avaliados em Leitura e 55,2% dos nossos participantes em Ciências. Em todos os três casos, estamos entre os 6 países de pior desempenho dentre os 64 analisados pela OECD. Como diriam os estatísticos, estamos no decil inferior! Uma lástima!

8 comentários:

  1. Por que o Brasil com tantos pensadores voltado a educação nos atingimos os piores indices de qualidade?

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  2. Para responder a essa pergunta terei que pensar muito e escrever um ou mais blogs a respeito. E talvez não consiga um bom resultado ao fim de tudo.

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  3. O CAGED é a estatística mensal do Ministério do Trabalho que mostra se houve perda ou ganho de empregos com carteira assinada. Os dados de janeiro já deveriam ter sido divulgados na semana passada. Não foram porque os resultados foram péssimos e desmentiriam as balelas mostradas no programa do PT na TV. Mais uma vergonha desse governo!

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  4. Vivas à postagem! Caiu do céu para referendar minha proposta para a Educação no país a partir da disciplina Educação Física e Esporte. Como bem sabe, é interdisciplinar, pois inclui a participação de professores de Matemática e Português e Linguagem. Inicialmente, está dirigida ao ensino fundamental e após algumas prototipagens, estendida também ao ensino médio. Acreditamos na força que as atividades físicas bem programadas oferecem e seus efeitos benéficos ao pleno desenvolvimento do indivíduo. É muito mais do que a simples prática esportiva.
    Estou enviando-lhe notícias do Vaticano: o Santo Padre colocando sua fé no poder do esporte, fará iniciativa global do seu papado na educação, seguindo seus esforços para destacar a disparidade de renda e mudanças no mundo. É uma iniciativa ecumênica. De minha parte, já estou me movimentando para enviar-lhe o projeto, cujas metas, guardando as devidas proporções, são coincidentes em um dos pontos: Cultura, Educação & Esporte, Lazer para todos.
    Quanto aos "pensadores voltados à Educação", fique registrado aqui um singelo contributo ao país. Sei que é pouco, mas falta-me talento.

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    1. Roberto Pimentel: sua contribuição para a Educação tem sido muito importante. Seu blogue ajuda a aperfeiçoar a educação e merece respeito e admiração.

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    2. Roberto Pimentel: sua contribuição para a Educação tem sido muito importante. Seu blogue ajuda a aperfeiçoar a educação e merece respeito e admiração.

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  5. Em tempo: olhem o site www.procrie.com.br
    Vão gostar muito!

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