domingo, 24 de fevereiro de 2019

PRIORIDADE PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL


Todo início de ano letivo há a repetição de inúmeros problemas que vão prejudicar o já débil desempenho da educação brasileira. Em 2019 não há novidades: Estados e Municípios não fizeram o dever de casa e há escolas em condições precárias, alunos sem escolas e escolas sem alunos, faltam professores, os livros didáticos não chegaram a tempo, a merenda também  falhou, o transporte funciona mal, a violência aumenta o absenteísmo em várias regiões  e assim por diante...
Foi assim também em 2014, quando o déficit de professores aparecia como o principal problema para o início do ano letivo na educação básica brasileira. 
Resolvi então, à época, escrever alguns blogs contendo ideias acerca do recrutamento de professores qualificados, de incentivos para a profissão docente e de ações emergenciais para sanar a falta de mestres em geral.
As datas dos escritos e seus títulos, disponíveis para os interessados no tema, são:
1.PROFESSOR TALENTOSO: ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: 17/02/2014
Um programa de TV dedicado inteiramente à educação e com ingredientes capazes de torná-lo popular, com  grande audiência, seria uma vitrine maravilhosa para as boas práticas do setor e um incentivo excepcional para o professorado.
2. SOS PROFESSOR SENIOR: 19/02/2014
Ter um corpo docente de reserva, pronto para atender emergências e que não pesasse nos cofres públicos a longo prazo, seria extremamente valioso para evitar surpresas em qualquer fase do ano letivo. Professores aposentados, ainda atualizados e desejosos de continuar a trabalhar como intermitentes, de acordo com a nova legislação laboral, podem formar esse grupo apto a suprir as lacunas já habituais nos sistemas de ensino.
3. PROFESSORES TALENTOSOS SÃO CELEBRIDADES: 21/02/2014
A conquista de talentos, para o exercício do magistério em nossa educação básica pública, encontra uma barreira inicial na situação desfavorável  em que a maioria dos professores exerce atualmente essa profissão. E esse  fato é muito divulgado pela mídia. Outras profissões, em que a maioria dos trabalhadores encontra dificuldades pessoais semelhantes, conseguem atrair grandes quantidades de pretendentes. Pela natureza dessas profissões, o diferencial parece ser a exposição quase exclusiva e exaustiva apenas daqueles que são bem sucedidos, viram celebridades que os jovens querem imitar. Professores de ponta, com uma missão social tão importante, bem que merecem o status de “celebridades”, que nunca lhes é dado. Mudar talvez seja uma solução para a falta de prestígio da carreira docente. 
 Existem profissões com maiores ou menores atrativos. Há, inclusive, aquelas que sofrem rejeição, como é o caso da carreira de professor de educação básica no Brasil atual. O professor talentoso, bem formado e motivado, é um fator de primordial importância para a educação de qualidade. Mas os jovens brasileiros talentosos não se imaginam dando aula numa escola pública de ensino básico.  Mas um bom programa de  TV dedicado exclusivamente à educação  pode mudar essa percepção negativa.                                                                                                
4. MONITOR DE HOJE É O PROFESSOR DO AMANHÃ: 24/02/2014
Monitor! Aí está uma velha ideia que ainda cabe nestes tempos de escassez de vocações para o professorado. A busca de talentos para o magistério deve começar desde cedo, no próprio ambiente escolar – o mais propício para o recrutamento e a seleção de jovens motivados para o exercício da profissão. Dentro dessa perspectiva, a instituição, nas escolas públicas de nível médio, da figura do “aluno-monitor” (ou simplesmente monitor), pode contribuir para a renovação dos respectivos quadros docentes.
Quem sabe se algum Secretário de Educação em apuros abraça alguma dessas ideias?

2 comentários:

  1. No caso do projeto de utilização emergencial do professor senior cabe um aplicativo que permita ao diretor da escola solicitar autorização para o chamar e em seguida escolher o referido professor-substituto.

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