Todo início de ano letivo há a repetição de inúmeros
problemas que vão prejudicar o já débil desempenho da educação brasileira. Em
2019 não há novidades: Estados e Municípios não fizeram o dever de casa e há
escolas em condições precárias, alunos sem escolas e escolas sem alunos, faltam
professores, os livros didáticos não chegaram a tempo, a merenda também falhou, o transporte funciona mal, a
violência aumenta o absenteísmo em várias regiões e assim por diante...
Foi assim também em 2014, quando o déficit de professores
aparecia como o principal problema para o início do ano letivo na educação
básica brasileira.
Resolvi então, à época, escrever alguns blogs contendo
ideias acerca do recrutamento de professores qualificados, de incentivos para a
profissão docente e de ações emergenciais para sanar a falta de mestres em
geral.
As datas dos escritos e seus títulos, disponíveis para os
interessados no tema, são:
1.PROFESSOR TALENTOSO: ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: 17/02/2014
Um programa de TV dedicado inteiramente à educação e com
ingredientes capazes de torná-lo popular, com grande audiência, seria uma vitrine
maravilhosa para as boas práticas do setor e um incentivo excepcional para o professorado.
2. SOS PROFESSOR SENIOR: 19/02/2014
Ter um corpo docente de reserva, pronto para atender
emergências e que não pesasse nos cofres públicos a longo prazo, seria
extremamente valioso para evitar surpresas em qualquer fase do ano letivo. Professores
aposentados, ainda atualizados e desejosos de continuar a trabalhar como
intermitentes, de acordo com a nova legislação laboral, podem formar esse grupo
apto a suprir as lacunas já habituais nos sistemas de ensino.
3. PROFESSORES TALENTOSOS SÃO CELEBRIDADES: 21/02/2014
A conquista de talentos, para o exercício do magistério em
nossa educação básica pública, encontra uma barreira inicial na situação
desfavorável em que a maioria dos
professores exerce atualmente essa profissão. E esse fato é muito divulgado pela mídia. Outras
profissões, em que a maioria dos trabalhadores encontra dificuldades pessoais
semelhantes, conseguem atrair grandes quantidades de pretendentes. Pela
natureza dessas profissões, o diferencial parece ser a exposição quase
exclusiva e exaustiva apenas daqueles que são bem sucedidos, viram celebridades
que os jovens querem imitar. Professores de ponta, com uma missão social tão
importante, bem que merecem o status de “celebridades”, que nunca lhes é dado.
Mudar talvez seja uma solução para a falta de prestígio da carreira docente.
4. MONITOR DE HOJE É O PROFESSOR DO AMANHÃ: 24/02/2014
Monitor! Aí está uma velha ideia que ainda cabe nestes
tempos de escassez de vocações para o professorado. A busca de talentos para o
magistério deve começar desde cedo, no próprio ambiente escolar – o mais
propício para o recrutamento e a seleção de jovens motivados para o exercício
da profissão. Dentro dessa perspectiva, a instituição, nas escolas públicas de
nível médio, da figura do “aluno-monitor” (ou simplesmente monitor), pode
contribuir para a renovação dos respectivos quadros docentes.
Quem sabe se algum Secretário de Educação em apuros abraça alguma dessas ideias?
No caso do projeto de utilização emergencial do professor senior cabe um aplicativo que permita ao diretor da escola solicitar autorização para o chamar e em seguida escolher o referido professor-substituto.
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